Casa Nossa Senhora da Conceição

A Casa Nossa Sra da Conceição é propriedade da ATNP (Assistência aos Tuberculosos do Norte de Portugal), que é uma Instituição Particular de Solidariedade Social (IPSS).
A Casa Nossa Sra da Conceição foi durante alguns anos, internato, primeiro feminino e depois misto. Com o encerramento do sanatório de Montalto em 1972 deixou de ter o regime de internato e passou a apoiar alunos externos.

A partir da segunda metade dos anos 70, criou-se um Jardim de Infância, com o objetivo de ser um abrigo para crianças cujas mães precisassem de trabalhar. É em 1986 que a Direção da ATNP estabelece com a Segurança Social o primeiro protocolo de comparticipação para o apoio das crianças que frequentavam a Casa. No ano lectivo 1995/96 criou-se a escola do 1º ciclo do Ensino Básico.

Desde então, a Instituição tem vindo a ter um crescimento sustentado em todas as valência e para além da Creche, Pré-Escolar, e 1º Ciclo do Ensino Básico, conta também com Catl de 1º ciclo e Salas de estudo que apoiam alunos do 5º/ 6º / 7º/ 8º e 9º anos, totalizando mais de 230 alunos no ano letivo de 2019/2020.